Aprendendo mais sobre informática: Sistemas Operacionais



O que é sistemas operacionais?

É um conjunto de rotinas executadas pelo processador, sua função é controlar o funcionamento do computador  gerenciando a utilização e o compartilhamento dos recursos como: processadores,memórias e dispositivos de entrada e saída.

Para que é usado o S.O.?

Sem o sistema operacional o usuário teria que conhecer a fundo os detalhes sobre o hardware e o software do equipamento o que tornaria todo o processo demorado e com muitos erros.

Qual as funções básicas do S.O.?

As funções básicas do sistema operacional é a facilidade de acesso e o compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

Explicando um pouco mais sobre os sistemas operacionais

O S.O. serve como interface entre o usuário e os recursos disponíveis no sistema do computador, como já havíamos falado, um exemplo básico seria a leitura de um arquivo em disco, esse processo pode parecer simples mas em quanto esperamos até que os dados apareçam na tela um conjunto de rotinas especificas controladas pelo sistema operacional esta sendo executada, como o acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento de trilha e setores, transferência dos dados para a memoria e finalmente a conclusão da operação. 

Créditos:
Edição: Priscilla Beraldi

Fonte: Arquitetura de sistemas operacionais,3ª Edição, autor: Francis Berenger Machdo e Luiz Paulo Maia

Share on Google Plus

About Priscilla Beraldi

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário