Licenciamento de software


Hoje iremos ver sobre os tipos de licenciamento de software, nos posts anteriores vimos o que é e quais os tipos de softwares.

Vamos revisar?Clique nos links abaixo para ver a postagem antiga:


  • Oque é software
  • Quais os tipos de softwares
O que é licenciamento de software?


São programas (conjunto de instruções), eles tem determinadas instruções que são executadas pelo computador. 

A licença de um produto passa o direito legal para o usuário para que ele possa usar o programa de software.

Existe diversos tipos de licenciamento:

Open-Source(Software livre):  De acordo com a Free Software Fundation um software livre garante a todos a igualdade dos direitos para os seus programas, ou seja, todo usuário pode estudar o código fonte, modifica-lo e compartilhar o programa.

Licença perpétua de aquisição: É utilizado para grandes fornecedores, essas empresas tem o direito pelo produto durante todo a vida mas não recebem as atualizações e manutenção do produto).

Licença de uso: As empresas tem o direito de da licença por máquina que eles tem instalada, e isso inclui as atualizações, mas não tem o serviço de manutenção.

Licença de manutenção: A empresa que compra esse tipo de licença paga pelas atualizações e manutenção.

Conjunto de licença: O cliente tem o direito ao pacote, o uso dos serviços e a manutenção
Aluguel (da sigla em inglês, ASP - Application Service Provider): O software fica hospedado, e a empresa paga uma taxa fixa para ter o direito ao pacote. As taxas podem ser mensais, semestrais e anuais.

Software como serviço (da sigla em inglês, SaaS): O valor é cobrado pelo número de usuários que acessam o serviço, todos os dados ficam fora da empresa.

So-source: Quando é dividido o custo de desenvolvimento pelas empresas,ou seja, é um serviço terceirizado e colaborativo entre o cliente e o fornecedor.

Autofinanciamento:  Nesse tipo de licenciamento o cliente paga pelo desenvolvimento,ele é o dono do software w pode até vende-lo para outras empresas.

GPL (General Public License - Licença Pública Geral) : Essa licença impede que o software seja livre e garante os direitos autorias, além de limitar as liberdades e impoe restrições para ser distribuído.

BSD: Tem poucas restrições sobre sua forma de uso,alteração e redistribuição.
É chama de Copyright pois pode ser vendida e não precisa ter código fonte.

Software em Domínio Público: Como o nome já diz é do publico, não há copyright, mas o autor pode restringir as modificações que poderão ser feitas.

Freeware:  É um software proprietário gratuito mas não pode ser modificado.

Shareware: É gratuito por um certo período ou é aberto com algumas funções, e depois do prazo é preciso ser feito o pagamento pela sua licença.

Trial: É a conhecida versão de teste, ou seja, é liberada algumas funções e depois de alguns dias ele tem que pagar pelo software para ter todos os recursos ou continuar usando. Isso acontece geralmente para você testar o produto e ver se é o que você esta procurando.

Demo:É semelhante ao trial,mas é só liberado algumas funções do programa e ele não expira depois de um tempo, mas é limitado.



Links usados de referencia para fazer o post:

- http://ccsl.ime.usp.br/
- http://www.safetycomputer.com.br/



Share on Google Plus

About Priscilla Beraldi

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário