Aprendendo mais sobre informática: Tipos de softwares




Hoje iremos ver sobre os tipos de softwares, no post anterior vimos o que são softwares e agora vamos ver quais os tipos que temos para trabalhar!

Softwares aplicativos São voltados para soluções de problemas do usuário, sendo específicos ou de uso geral.

Para relembrar o post anterior clique aqui!

Softwares básicos São softwares que permite o funcionamento básico do hardware, ele é composto pelo sistema operacional, e gerencia todo o funcionamento do computador, além de propiciar uma interface com o usuário.

Exemplo: Sistema Operacional, Tradutores, Interpretadores, Compiladores etc.
Os softwares básicos lê e interpreta entradas do teclado, e envia dados para dispositivos de saída e executam tarefas básicas de um sistema, como por exemplo: renomear, mover, copiar, etc.

Softwares Utilitários – Como o próprio nome já diz esses softwares são úteis aos sistemas computacionais, eles fornecem um complemento necessário para uma ferramenta básica de gerenciamento e utilização, além de fornecer ferramentas para organizar discos, verificar disponibilidade de memória e corrigir falhas de processamento.

Exemplos: Utilitários de Backup que copiam os dados do HD para uma mídia de backup, utilitários de compactação de arquivos que reduzem o tamanho de um arquivo sem danificar os dados (WinRAR por exemplo).

Uso Geral: Utiliza vários tipos de aplicações. EX: Planilhas, gerenciados de banco de dados, etc.

Uso específico: São exclusivos a um único tipo de aplicação. EX: Folha de pagamento, crédito. Etc.





Link de pesquisa utilizado para o post:
http://www.ifba.edu.br/

Share on Google Plus

About Priscilla Beraldi

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário